O Começo

O Começo
Prendas domesticas

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Cestinhos de échalote, carne e Mel



Depois de um mês sem postar nada, aqui vai o petisco do ultimo jantar que aconteceu aqui em casa. cestinhos de échalote, mel e carne.

Os cestinhos são feitos de massa filo, uma massa que é muito mais fácil comprar pronta. Ela é tão fina que para fazer os cestinhos é obrigatório usar três quadradinho de folha para um molde.

Junte três folhas de massa Filo e corte quadrados de 5 cm. Tome cuidado de umidecer o fundo do molde com manteiga derretida.

Coloque o quadradinho da primeira folha no molde, volte a umidecer e coloque a segunda folha por cima da primeira, volte a unidecer e coloque a terceira por cima. Reserve em lugar arejado.

Corte 5 echalotes grandes em fina lamelas e, em uma panela grande, coloque 70 gr de manteiga e deixe derreter, atenção, não deixe a manteiga dourar, muito menos queimar (Manteiga queimada favoriza o aparecimento de câncer do esôfago). Em seguida, junte as échalotes, 10 cl de agua e 2 colheres de sopa de mel. Deixe cozinha até obter uma coloração dourada. Reserve.

Em uma panela, pode ser aquelas de fritar ovo, junte 20 gr de manteiga para 100 gr de carne(cortada em lamelas, tipo estrogonofe), junte a manteiga e deixe derreter um pouco, junte um fio de azeite, para evitar que a manteiga queime. Quando ela estiver quase derretida, junte a carne e deixe dourar, o melhor é usar a técnica do "Sauter", ou seja fazer a carne sautar da panela, esse movimento ajuda a carne dourar de todos os lados, sem cozinhar muito. Carne chiclete é o fim...
Você pode aproveitar o tempo de cozimento da carne para fazer os cestinhos dourar um pouco no forno. Mais ou menos 10 minutos a 250°C (dependendo da potencia do forno). Quando os cestinhos estiverem com uma coloração bem dourada, é só montar. Coloque as échalotes no fundo, coloque a carne por cima e enfeite com cebolinha picada, ou salsinha.Tome cuidado, pois como a massa Filo é delicada, os cestinhos correm o risco de se quebrar facilmente.

Nenhum comentário: