O Começo

O Começo
Prendas domesticas

domingo, 15 de março de 2009

Rutabaga e Noix de St. Jacques

Rutabaga é um bulbo muito parecido com o Nabo, porém, possui uma coloração amarelada, acompanha muito bem peixes, molusco, crustáceos e carnes vermelhas. Essa receita é de Rutabaga refogado e St. Jacques na manteiga.
Para não deixar o prata muito seco eu fiz um caldo, não um caldo do tipo sopa, mas algo que é mais leve que um molho e acompanha melhor (na minha opinião) pratos de frutos do mar. O caldo foi feito com um refogado de alho, echalote, cravo da India, manteiga, Açafrão e cardamomo. Para elevar o gosto do refogado eu não usei agua, mas sim um caldo de carne de um cozido que eu tinha congelado.
A mistura de caldo de carne e frutos do mar é sem duvida o que me fez mudar de idéia em relação a frutos do mar em geral. Esse tipo de mistura apaga um pouco do gosto de iodo da Noix de St Jacques, deixando somente o que ela tem de melhor. Para que o caldo não fique muito liquido, após ter misturado o caldo ao refogado de alho e echalote, deixe reduzir um pouco o volume, para que todo o sabor do caldo se misture aos outros ingredientes.
Para finalizar, um bom vinho, mas não o tradicional vinho branco. Para degustar melhor esse prato, escolha um vinho tinto, do tipo J.P Chenet, ou, se estiver disposto realmente a apresentar a seus amigo uma bela mesa escolha um Cru Vinsobres, 2007- Côtes du Rhône.

Nenhum comentário: