O Começo

O Começo
Prendas domesticas

sábado, 28 de março de 2009

Brioche para Bina

Brioche...Embora se pareça muito com pão, Brioche não é pão!As receitas de pães tradicionais preconizam que não se deve colocar açucar, ao contrario das receitas de Brioche onde açucar é fundamental. A receita que eu fiz foi tirada do livro Larousse des desserts e é assinada por Pierre Hermé.
Olhando a receita meio por cima, não parece muito complicado de fazer, mas quando você vê a massa que se obtém, de cara se pensa: "não vai dar certo" ou então: "que ideia de fazer um treco parecido!"
A massa é grudenta e difícil de manusear, demora uma eternidade para dobrar o volume (tempo de repouso: 6 horas!!!) e, quando começa a dar sinais que esta dobrando de volume, não sobe mais de alguns centímetros.
Para a receita de 500 gr de massa, você vai precisar:
Paciência acima de tudo;
Fermento especial para pão;
190gr de farinha;
150gr de manteiga (se for com sal, não adicionar as outras 4 gr recomendadas pela receita; a manteiga deve estar em temperatura ambiente);
20gr de açucar;
3 ovos inteiros
Preparo:
Desmanchar o fermento com as mãos sobre a farinha e misturar bem afim de evitar o contato direto do sal e do açucar com o fermento. Juntar os ovos um a um, tomando cuidado de misturar muito bem todos os ingredientes.
Cortar a manteiga em pedaços, e no momento em que a massa começa a se desprender facilmente das mãos, você poderá começar misturar a manteiga. A massa de Brioche é extremamente grudenta, o ponto exato de quando você deve começar a acrescentar a manteiga é difícil de perceber se você não tem o habito de fazer pães e Brioches em casa.
O melhor é se guiar pela cor da massa, que antes de por a manteiga tem uma cor amarelada por causa dos ovos e, ao passo que você trabalha a massa ela fica aos poucos mais clara e, é neste momento, que você deve começar a acrescentar a manteiga e misturar novamente até que ela fique menos grudenta e bem mais clara do que antes.
Coloque a massa para descansar, sem acrescentar farinha. Proteja com um pano de prato ou plástico alimentar.
Teste de paciência, durante 3 horas, ela deve ficar la, paradinha na sua tigela...E, terminado esse tempo, você notara que ela talvez não tenha crescido muito... Não se desespere, essa é a massa de Brioche feita por pessoas que não possuem apetrechos tecnológicos de cozinha, como um Kitchenaid.
Prepare seu plano de trabalho com farinha e comece a trabalhar a massa de maneira a retirar todo o ar e dar à massa seu aspecto inicial. Coloque para descansar mais 2 horas...E só após este tempo você poderá trabalha-la novamente.
E la se foram 5 horas de trabalho...Mas você não poderá cozinhar sua Brioche ainda, pois para ter um aspecto fofinho tradiconal, ela deve repousar mais 1 hora, no mínimo, antes de ir ao forno...
Regule seu forno a 180° e cozinhe durante 35 minutos. O segredo da Brioche é a paciência, você pode preparar e trabalhar a massa no mesmo dia, mas quanto mais repouso melhor ela fica.
Essa receita é para Bina, uma Brioche especial para ti, cheia de saudades!!!

Um comentário:

Bina disse...

amor da minha vida! só vi agora este post, já vou ler...
eu quero muuuuito saber é do croissant! hehehe
te amo!! e certo que vou fazer tuas receitas, minha chef