O Começo

O Começo
Prendas domesticas

domingo, 14 de setembro de 2008

Crepe de farinha de Sarraceno


Esta não é só uma receita de Crepe, é A receita de Crepe. Digo A, pois esta receita prova que o verdadeiro Crepe não tem nada a ver com aquele que podemos comer em um Shopping da capital Gaúcha, no qual panquecas vêm disfarçadas de Crepe. Pela bagatela de 9 reais, podemos degustar o falso Crepe de Rucula, Mozzarela e Tomates Secos.
Depois do cinema, a fome apertando, eu, atraída por aquele cheirinho de manteiga que derrete na frigideira pensei: UAU, CREPE! Não pude esconder a minha cara de desapontamento profundo ao provar o Crepe-panqueca, que se resumia a duas miseras fatias de tomate seco, Mozzarela quase invisível e uma floresta de rucula...CATASTRÓFICO!

A receita original é esta:
Para a massa, 500g de farinha de Sarrazin, que podemos encontrar em vários supermercados ou lojinhas "natureba".
15g de sal grosso; 4 ovos e 1,5 de agua ( temperatura ambiente).

Em uma vasilha de plástico ou cerâmica coloque a farinha e o sal. Quando bem misturados coloque 1/3 da quantidade de àgua. A massa deve ficar com a mesma consistência de massa para pão. Neste ponto, você deve misturar bem a massa afim de evitar os grominhos. Bem misturada, coloque a metade do restante da àgua. Misture bem. Para facilitar, você poderá usar um batedor de metal.

O Segredo: Afim de evitar o ressecamento da massa e facilitar a fermentação, você deve acrescentar o restante da àgua, que formara um fino lençol sobre a massa. Deve-se tomar cuidado para que o lençol se estenda por toda a superfície da massa.
Proteja a massa com plástico filme e leve ao refrigerador por 6 horas no mínimo...Passado esse tempo retire do refrigerador e, com ajuda de uma colher misture a massa à agua que ficou por cima.
A massa, para facilitar o preparo do crepe, deve ter a mesma consistência da massa para bolinhos de chuva. Nem muito densa como bolo e nem tão liquida como massa de panqueca.
Caso ela esteja muito densa, você poderá acrescentar um pouco de leite. Atenção para não perder o ponto de correçao da massa.

Operação delicada: para o preparo de um crepe completo reserve, um ovo, uma mão cheia de Mozzarela ralada (ou outro queijo que derreta fácil),uma fatia de presunto, sal e pimenta.
Aqueça por 2 minutos uma frigideira média e, após esse tempo faça derreter uma colher de sopa de manteiga. Tome cuidado para que a manteiga escorra por toda a frigideira. Como se fosse preparar uma panqueca coloque a massa para cozinhar na frigideira. Com o auxilio de uma espátula, descole os bordos da massa. Quando ela estiver dourada de um lado vire-a (como se faz com a panqueca).
Quando cozida, quebre o ovo e deixe-o cozinhar até que a clara comece a ficar branca nos bordos. Coloque o punhado de queijo e por ultimo, a fatia de presunto.
Para a apresentação você pode deixar o Crepe aberto, ou, se você for ousado, com ajuda da espátula dobre os bordos do Crepe...
Eu não disse que era uma receita fácil...Mas é sem duvida, A receita!


2 comentários:

Anônimo disse...

A farinha de sarraceno deixa o crepe muito seco depois de cozido...Eu sempre ponho um pouco de farinha de trigo junto...

Anônimo disse...

Onde posso encontrar FARINHA SARRACENO em Porto Alegre?

Roger Aubert
roger.ez@terra.com.br