O Começo

O Começo
Prendas domesticas

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Soufflé de Cenoura






Domingo aqui é dia de mercado (Assim que der eu ponho as fotos), um mercadinho ao ar livre cheio de velhinhos simpáticos passeando com os seus carrinhos e cestinhos de palha. Enfim, neste ultimo Domingo neste mesmo mercadinho tinha um vovozinho que é agricultor e vende na sua tenda otimos legumes. E neste dia as cenouras estavam lindas!! Elas eram quase laranjas e no carro, nos (Alex e eu) sentíamos o cheirinho delas que saia da sacola. Ah, sim! Alex é a mão da foto.

E foi com estas maravilhosas cenouras que eu fiz esses soufflés. A apresentação não é a melhor, mas a mão que esta na foto apagou as que estavam na maquina...

A receita é assim: 3 cenouras médias cozidas até que não segurem mais no garfo. Em seguida, bater no mixer até virar um purê, tempere com sal, pimenta e noz moscada.

Depois, derreta 3 colheres de sopa de manteiga em uma panela. Acrescente a mesma quantidade de farinha, ou seja 3 colheres. E isso é o que chamamos de Roux. Atenção, o Roux é o ponto crucial da receita. Seu Roux não pode fazer grominhos, isso pode comprometer seriamente a qualidade do soufflé, e nao ponha leite nesta mistura pois o Roux não é molho Bechamel, e o leite pode deixar seu soufflé menos soufflé (Sopro em Francês).

Quando conseguir um Roux que seja bem lisinho e que tenha uma cor creme bem clarinha é hora que acrescentar o purê de cenouras que você havia feito antes. Assim que conseguir uma mistura homogênea acrescente 1/2 xícara de queijo Suisso e 2 gemas de ovo (guarde as claras).

Separadamente monte as claras em neve, você poderá acrescentar uma colher de sopa de mel (as claras montam mais firmes). Lentamente misture as claras ao Roux, faça isso de maneira bem delicada para não quebrar a clara em neves. Passe manteiga em 3 ramequins médios e leve ao forno pré-aquecido à 200c°. Deixe cozinhar por 20 minutos ou até o soufflé ficar bem estufadinho e dourado em cima.

Esta delicada criaturinha deve ser servida logo que retirada do forno, pois sua vida dura o tempo de seu nome "sopro". Para conseguir um cozimento homogêneo você poderá colocar os ramequins pra cozinhar no forno em banho Maria.

Nenhum comentário: