O Começo

O Começo
Prendas domesticas

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O cheiro da vovo

Arpege, perfume criado por Jeanne Lanvin em 1925 para festejar o 30° aniversario de sua filha Marguerite. Foi também Marguerite quem deu nome ao perfume. Segundo um livro, que caiu por acidente nas minhas mãos, e do qual pude ler algumas paginas, Margarite ao sentir o perfume teria dito:
-parece um Arpege.

E é para ela também o desenho do famoso frasco negro que imortaliza o amor de uma mãe por sua filha. Por essa mesma filha, Jeanne Lanvin começou a criar roupas, roupas que até então eram usadas por Marguerite. Essas peças eram tão bonitas que aos poucos foram conquistando as mães de outras meninas que, estimuladas pelo talento da costureira começaram a encomendar seus vestidos. E assim começa a historia de umas das mais talentosas costureiras.

Arpege segundo o dicionário Larousse é uma serie de notas emitidas sucessivamente formando um acorde. Para min, Arpege é também o cheiro da vovó. Quase toda vovó ou tia-avo que se preza conhece esse perfume. E um verdadeiro mito!

Foi uma amiga quem me apresentou esse perfume. Ela simplesmente adora perfume com cheiro de vovo, Salvador Dali, Trèsor e outros...Foi para esta mesma amiga que decidi escrever sobre isso no Torta. Particularmente tenho um pouco de dificuldade em apreciar esses clássicos, questão de gosto...

Nenhum comentário: